domingo, 31 de julho de 2011

AS CAVALGADAS - TRADICIONAL MODALIDADE ESPORTIVA AGROPECUÁRIA


Sempre existiu, em Joaíma, a tradição das cavalgadas e das corridas de cavalo, perfeitamente explicáveis dada à sua vocação agropecuária. O trabalho do pastoreio e dos condutores de gado sempre exigiu exímios cavaleiros, boas montarias e animais fortes e velozes. Dessa feita, nos folguedos e nas festas, ainda hoje, são freqüentes essas demonstrações que atraem muitos participantes e simpatizantes.

Há de se destacar, ainda, no período da vila, animadas corridas de cavalo que, partindo da fazenda Transval  hoje, Rua Teopompo de Almeida, no cemitério, finalizando nos  Quartéis, na Travessa Antônio Serafim, num percurso de mil metros, aproximadamente.
O pecuarista e comerciante Teopompo de Almeida apoiava, logística  e  financeiramente, essa eoutras modalidades de lazer popular.
Ao final do evento, fazia distribuir comida e bebida para os participantes e para o povo em geral.
Posteriormente, mantendo a tradição, os irmãos João e Amilcar Miranda: os irmãos Batista, filhos de Queroba e os irmãos Romeu e Ildeu Moreira, promoveram novas edições dessa modalidade de esporte. As cavalgadas reuniam grandes grupos de cavaleiros e amazonas conduzindo belos exemplares de animais das raças campolina  e manga larga, ricamente arreados.

Os prefeitos  Márcio Kangussu, Roberto Grapiúna  e o atual prefeito Flávio Botelho Leal, em suas respectivas gestões se tornaram adeptos e incentivadores da tradicional modalidade agropecuária.





sábado, 30 de julho de 2011

COMPARTILHANDO IMAGENS - BELEZAS DA NOSSA TERRA


Todos cantam sua terra,
Também vou cantar a minha,
Nas débeis cordas da lira
Hei de fazê-la rainha;

– Hei de dar-lhe a realeza
Nesse trono de beleza
Em que a mão da natureza
Esmerou-se em quanto tinha.

Tem tantas belezas, tantas,
A minha terra natal,
Que nem as sonha um poeta
E nem as canta um mortal!
– É uma terra encantada
– Mimosa jardim de fada –
Do mundo todo invejada,
Que o mundo não tem igual.

Casimiro de Abreu (1839-1860) 





quinta-feira, 21 de julho de 2011

TABELA DE RESULTADOS JIMI - CHAVEAMENTO E EMPARCEIRAMENTO - ETAPA REGIÃO NORDESTE - JOAÍMA




Mensagem do Prefeito

É com grande satisfação que o município de Joaíma recebe uma Etapa Regional do JIMI. Desejo sucesso a todas as delegações que irão participar deste importante evento desejando-lhes felicidades e uma ótima confraternização no decorrer desse período.
Joaíma os recebe de braços abertos.
Sejam bem-vindos aos Jogos do Interior de Minas.

Flávio Botelho Leal
Prefeito de Joaíma



Consulte através do link abaixo resultados dos  jogos dia a dia. Regional em Joaíma começou ontem, 20 de Julho com a participação de cerca de 800 atletas de 17 municípios competindo nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôley. 
click no link  www.jimi.mg.gov.br  encontre Tabelas e Boletins, click em  REGINAL JOAÍMA - BOLETIM 2 (resultados jogos 20/07 - Quarta feira); BOLETIM 3 (resultados jogos 21/07 - Quinta feira); BOLETIM 4 (resultados jogos 22/07 - Sexta feira)...

Joaíma tornou-se campeã no basquetebol masculino, derrotando Teófilo Otoni por 61 x 56, e Ipatinga por 60 x 47. A torcida se empolgou e invadiu a quadra poliesportiva.


As equipes de Joaíma, contando com o entusiasmo da sua torcida, conseguiram bons resultados nas disputas dos jogos: ficou em 2º lugar, no handebol e basquetebol feminino. No voleibol e handebol masculino conseguiu a quinta colocação. 



entrevista - PEDRO LEMOS - CIDADÃO DE JOAÍMA




Pedro da Silva Lemos nasceu em Vitória da Conquista, Bahia, no ano de 1922. Após terminar um curso de laticínios, decidiu sair de sua terra de origem para viver em outra cidade sertaneja: Joaíma, Minas Gerais.
Uma das primeiras felicidades de Pedro Lemos nesta pequena cidade foi a união com Isabel, sua companheira. Além de comprar sozinho uma fábrica de manteiga, Pedro Lemos construiu carreira política embasada nos direitos sociais do povo do Vale do Jequitinhonha, chegando a ser o vice-prefeito da cidade. O carinho e intensidade com que viveu na cidade que adotou como sua - incumbiu-o do papel de historiador de Joaíma.

                       
A cidade de Joaíma e a entrevista de Pedro Lemos: fazendeiro, político e historiador. Um baiano que migrou da sua terra natal por acreditar no potencial de um pequeno vilarejo no Vale do Jequitinhonha.

CONTINUAR LENDO A ENTREVISTA CLIQUE NO LINK ABAIXO:
http://www.museudapessoa.net/index.shtml

quarta-feira, 20 de julho de 2011

REDE APAE - O MAIOR MOVIMENTO SOCIAL PELA DIGNIDADE E INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


A APAE de Joaíma foi fundada graças ao empenho de um grupo de voluntários, tendo à frente o odontólogo Dr. Camilo José Sena Prates, após um levantamento realizado no município, onde se constatou que no mesmo havia aproximadamente 250 pessoas com deficiência.

   No dia 03 (três) de junho de 1998 foi realizada a Assembléia Geral para a fundação da APAE em Joaíma, onde foi eleita a 1ª Diretoria Executiva, o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal composto de pais e pessoas da comunidade.




terça-feira, 19 de julho de 2011

IMAGEM HISTÓRICA - Foto histórica do JOAÍMA FUTEBOL CLUBE fundado no mês de agosto de 1959.


Foto histórica do JOAÍMA FUTEBOL CLUBE fundado no mês de agosto de 1959. Esse time permaneceu invicto por 1 ano.   ZÉ DE RAPIDO foi o 1º técnico do time, mais tarde ficando com SOUZA NETO.
JOGADORES:
DE PÉ: Zé de Rapido (técnico), Marquinho Sena; Manoel hora do pato; Ramiro Murta; Vêla (goleiro); Carlito; Nezinho; Joário; Antônio barbeiro (massagista).             
AGACHADOS: Vanda do mercado; Toninho de Salú; Bé Pinheiro; Fábio; Arturzinho Murta.
 Esta é mais uma das informações valiosissimas de Katio Murta.


Grandes momentos do esporte em nossa querida Joaíma. CAMPEONATO DE VÁRZEA - FINAL ENTRE JUVENTUDE vs VILA NEWTÃO



Nossa semana será farta em matéria  esportiva!
Reveja grandes lances da FINAL DO CAMPEONATO DE VÁRZEA realizado no dia 12 de Junho deste ano, entre JUVENTUDE vs VILA NEWTÃO. Final da partida- JUVENTUDE 1 X 0 VILA NEWTÃO.


domingo, 17 de julho de 2011

UMA PARTIDA DE FUTEBOL REALIZADA NESTA MANHÃ DE DOMINGO, NO CAMPO DE VÁRZEA DO BELA VISTA (FAMOSO PELADÃO), REGADA A CERVEJA. AMIGOS DÃO BOAS VINDAS A DEDÉ (NILDO) EM CLIMA DE SOLIDARIEDADE.


Dedé (Nildo)  foi recepcionado  por amigos nesta manhã de Domingo com uma bela e empolgante partida de futebol no Peladão do Bela Vista, regada a cerveja e alegria. O grupo  deu nome a este 1º encontro de FUTEBOL DO CENTENÁRIO. Com certeza a manhã foi brilhante e, os festejos não param por aqui. Continua  com um gostoso pagode no Bar Altas Horas ( do Aécio de Côco), na Ponta da rua devendo prolongar-se até o anoitecer.









sábado, 16 de julho de 2011

PATRIMÔNIO HISTÓRICO MUNICIPAL - CASA DO CEL. ANTÔNIO MOREIRA -


Imóvel residencial, construído no ano de 1938, pelo Cel. Antônio Moreira, pecuarista destacado  sendo dono de todo o quarteirão em que o prédio está  assentado. A beleza e a imponência de sua arquitetura mereceram uma concorrida festa de inauguração  oferecida à alta sociedade da época. Foi aquirida pelo saudoso ex-prefeito, Antônio Gomes Moreira, em 1971 e, até hoje,  pertence à sua família.




sexta-feira, 15 de julho de 2011

JOAÍMA em Construção - FOTOS DIVERSAS - (Ponte de Donero, Rua Direita, Rua Alcides Gouveia, Rua Brasília, Construção do Hospital Municipal, Construção da Caixa Central na Praça da Prefeitura


O crescimento da cidade, o desenvolvimento  de seus habitantes, os seus avanços, nos mais diversos setores da produção e do conhecimento humano, guardarão para sempre o reconhecimento pela contribuição de tantos homens e mulheres que por aqui passaram.

Grandes personalidades participaram e participam desta construção: gente simples, gente pobre, gente rica, gente letrada; técnicos e professores; leigos e religiosos; voluntários e aventureiros; artistas e políticos que, formal ou organizadamente, assumiram a missão de  formar uma cidade agradável pra se viver. Os homens  e os agentes  do poder constituído passaram e continuarão passando, mas o resultado de sua ação  e a sua obra ficarão.
(Emirani Barbosa Marques)











quinta-feira, 14 de julho de 2011

5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JOAÍMA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VISANDO A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, MELHORANDO O ATENDIMENTO E A SAÚDE EM GERAL DO MUNICÍPIO.


 13 de Julho, no Espaço Cultural realizou-se a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Joaíma. A Secretaria Municipal de Saúde visando a construção de políticas públicas, melhorando o atendimento e a saúde em geral do município.
Para isso, as Unidades Básicas de Saúde e as Comunidades Rurais realizaram pré-conferências onde foram discutidas e definidas suas prioridades nessa área.
O tema principal do encontro - "Todos usam SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro." (Palestra com Dr. Leônidas Galbas Santos)
A Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde,  tem como objetivo  definir propostas a serem levadas a administração municipal e a comunidade em geral, destacando elementos que  dizem respeito à realidade do município. Para isso  foi preciso  a participação popular e de entidades, para que sejam construídas políticas públicas, e melhorar a saúde do município.



MODESTINHA EM 30 SEGUNDOS DE FAMA - " EU SOU TOP" NADANDO NO CÓRREGO ÁGUA BRANCA



Quem não conhece  a Modestinha? Modesto Santos, natural de Joaíma, 40 anos. Tem por profissão faxineiro diarista. O que mais gosta de fazer?  Estar todas as tardes de verão  nadando no água branca , seu córrego de preferência em Joaíma.  Veja o vídeo abaixo e caia no riso.  Modestinha em 30 segundos de fama . "EU SOU TOP"


quarta-feira, 13 de julho de 2011

27º Jogos do Interior de Minas 2011 - Regional do JIMI em Joaíma começa dia 20 de julho, com 75 jogos. - Acesso à TABELA 2ª Etapa - Regional Nordeste Sede: Joaíma


O Minas Olímpica/Jogos do Interior de Minas é um programa esportivo de integração entre municípios do interior do Estado, envolvendo atletas nas modalidades de atletismo, atletismo PCD, basquete, basquete para cadeirantes, ciclismo speed, ciclismo mountain bike, futsal, ginástica artística, ginástica de trampolim, handebol, judô, karatê, natação, natação PCD, peteca, taekwon-do, tênis de mesa, tênis de mesa adaptado, vôlei e xadrez. A segunda etapa do JIMI é a regional, com competições nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei.
 
Cerca de 15 mil atletas, nos naipes masculino e feminino, participam do JIMI anualmente.
 
Regional em Joaíma começa dia 20 de julho, com 75 jogos.
 
A etapa regional do JIMI acontece de 20 a 24 de julho, nas cidades de Araxá, Arcos, Diamantina, Joaíma, Manhuaçu e Passos.
 
Em Joaíma, 17 municípios e cerca de 800 atletas competirão nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei. A abertura oficial será dia 20 de julho (quarta-feira), às 20h30min., no Centro Esportivo Municipal - CEM. Rua Lídio Araújo, s/nº, bairro Centro.
 
O Minas Olímpica/JIMI é um Programa do Governo de Minas e da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude – SEEJ-MG. A execução dos Jogos é de responsabilidade do Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento do Esporte, Educação e Cultura – IBDEEC.
 
Mais informações (31) 3332 70 53 ou pelo site www.jimi.mg.gov.br
 
Jornalista Marcus Cicarini – imprensajimi@gmail.com