terça-feira, 27 de setembro de 2011

CIDADÃO de JOAÍMA - Joaíma deu adeus a uma de suas mais ilustres personalidades, que 42 anos de sua vida passou em Joaíma, dando a mão a quem precisava, sendo um exemplo de Cristão que muitos precisavam ser, conforme se pode ver do seu histórico de vida em anexo.


Nascido aos 09 de novembro de 1933, na cidade Mineira de Joaíma, filho de Licínio Souza Castro e Enedina Murta de Castro, jovem já carregava consigo os valores éticos e morais do que ser um grande homem.

Em 1949, mudou-se para Teófilo Otoni onde se ingressou no futebol jogando no América de TO- em 1955 mudou-se para Limeira o qual foi jogador do Paulistão de Muriaré já profissional.

Casou-se com Geralda Clara de Castro, em 1956, após ter constituído uma família viu a necessidade de buscar novos rumos, almejando dar tudo de melhor à sua família e Joaíma teve a honra de recebê-lo de volta, vindo para ficar e construir sua linda história de vida em novembro de 1962.

Essa foi a terra para onde Deus o enviou, para que criasse seus 08 filhos e compondo mais de 42 anos de sua história.

Chegando em Joaíma sem recursos muitas foram as dificuldades vividas, as quais ele se sentia honrado de contá-las aos filhos, netos, genros e noras.

Foi um excelente Jogador de futebol da nossa cidade o qual pertencia e jogava no melhor time da região o famoso Atlético Joaímense.

Persistente na coragem trabalhou-se no Cartório de Registro e Imóveis, com senhor Belizário Alves de Souza escrivão naquela época, á Rua Bernardino Murta onde trabalhava esperançoso e buscando crescimento da nossa cidade engajou-se como escrivão daquele cartório e com alegria sem distinção em 42 anos de dedicação no seu trabalho.

Entrou-se na Política o qual foi Vice-Prefeito desde 1989 a 1992, Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Joaíma de 1933 á 1996.

Amigo de coração aberto, sábio, sereno em suas palavras era sempre procurado pelos moradores da região para um conselho e uma tomada de decisão, com a característica simples e humilde conquistou inúmeros amigos pelos trabalhos prestados a todos.

Aos 14 de abril de 2006, perde sua companheira que sempre esteve do seu lado na hora de decisões importantes.

José Murta de Castro, participou e contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade em fim foi um dos pioneiros que soube conduzir sua história, deixando aos que conviveram com ele os melhores exemplos de um cidadão.
José Murta de Castro faleceu no dia 15 de Agosto de 2011, deixando-nos muitas saudades.

Por:Anilson Soares Pinheiro
Vereador PTN/Joaíma

sábado, 24 de setembro de 2011

24 DE SETEMBRO - PRIMEIRO GRANDE ENCONTRO DOS JOAIMENSES EM BH...e em DEZEMBRO...dia 26/12 SERÁ O GRANDE ENCONTRO EM JOAÍMA... PARTICIPEM E "JUNTOS PINTAREMOS NOSSA ALDEIA"...


Relato abaixo de Cristina Matos (Comissão Organizadora do Joaimense Ausente - BH)

O evento foi uma alternativa para resgatar a união entre pessoas, esquecer as arestas políticas, ou seja recomeçar uma nova história de Joaima. Por isso, buscamos promover este encontro de uma forma moderna, inovadora sem cunho político a fim de obtermos adeptos à nossa campanha, isto é " unidos para uma Joaima mais feliz!" À principio, tivemos muitas dificuldades na realização deste sonho, às vezes até desânimo por sermos um grupo tão pequeno. Fizemos um projeto e começamos apresentá-lo para alguns eventuais parceiros.

Focamos empresas de credibilidade para dar maior visibilidade e, consequentemente atrair mais adeptos. Através de relacionamentos em BH, conseguimos parcerias e por meio das mídias sociais foram feitas a divulgação e com isso, o projeto foi se incorpando e ganhando mais adesão.

O resultado alcançado foi maior que a expectativa gerada, para a nossa felicidade. Como era algo novo fomos ousados em nos arriscar, mas mesmo assim não nos intimidamos porque tínhamos foco, segredo para qualquer sucesso pessoal ou profissional ou poderia ser interpretado por alguns como fator sorte. Se foi boa gestão ou sorte, o fato é que arriscamos, ousamos e trabalhamos muito para alcançarmos a nossa meta que não se restringe em interromper neste sábado, pois muitos outros virão! Só dependerá de todos nós aderirmos a mesma causa, unidos por uma Joaíma mais feliz.


Fotos:Cristina Matos


 
Depoimento abaixo de GUGU ( Luiz Pinto de Andrade)



O apelo a Nossa Senhora da boa cachaça deu certo, acordei lindão pronto pra outra, a festa tava maravilhosa, revi os amigos queridos, nós na garganta, gargalhadas, danças, cantos, muita breja, comidas e a confirmação de que somos irmão de verdade, todos os atores principais de um conto verídico, a comemoração foi uma aula de reciclagem da mais linda amizade de uma terra onde o que não falta é muito AMOR, nossa gente é formada de CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS, ADULTOS, CONTEMPORÂNEOS (rsrsrs...), COROAS E VELHINHOS lindos, temos a população mais linda e inteligente do planeta, alunos, professores, profissionais e artistas com qualificação ISO 1000.000.000... Pena que tudo que é muito bom dura pouco, sai com a sensação de filme que ainda não acabou e maluco de vontade pra ver os próximos capítulos.

Parabéns minha gente, orgulhoso de ser JOAIMENSE, beijo de Gugu a todos!!!!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO ATRAI PÚBLICO SEM MEDO DE ENFRENTAR UMA TEMPERATURA DE 31° NA MANHÃ DESTA QUARTA FEIRA EM JOAÍMA - CONFIRA TAMBÉM ABAIXO IMAGENS DE VÍDEO GRAVADAS POR KÁTIO MURTA


Ao som de dobrados, do Hino Nacional Brasileiro e Hino à Joaíma, a Filarmônica Licínio de Castro esnobando luxo e afinação iniciou o desfile cívico de 7 de Setembro.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação teve o apoio de 11 escolas (Municipal, Estadual e Particular) e do CIARTE (Centro Integrado de Artes de Joaíma).
As escolas trouxeram à avenida luxo e criatividade, enfatizando A História do Brasil e sua gente.

“Esse Brasil que se prepara para novos desafios e oportunidades e que trabalha para crescer com sustentabilidade, redução das desigualdades e superação da pobreza.”





















domingo, 4 de setembro de 2011

GRUPO DE CAPOEIRA DE JOAÍMA FOI DESTAQUE NO DIA DE CULTURA NA PRAÇA.


A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.

É  caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Com o Canarinho e seu grupo também é assim. Seguidor de suas raízes, com seu gingado personificado. Ele vem hoje atuando como monitor  de capoeira junto ao PETI e PROJOVEM de Joaíma tendo se destacado como um brilhante capoeirista e conservador da nossa cultura.

Uma característica que distingue a Capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto e o grupo de capoeira do canarinho mostrou sua perfeição no gingado e em toda sua musicalidade cantada e instrumentalizada.

Demonstro  também, aqui neste post  o meu carinho aos grandes mestres e raízes da nossa capoeira  Joaimense  Mestres  “PAULÃO e DONIZETE”.
                                                    fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre - Capoeira (arte marcial)





sexta-feira, 2 de setembro de 2011

JOAÍMA & SAÚDE - NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Joaíma ganha cada vez mais espaço para a prevenção e promoção da saúde: incentivando as práticas de caminhada, orientações para a realização de exercícios, práticas esportivas e terapêuticas como a hidroginástica.


Pense em fazer dos exercícios físicos parte da sua rotina. Se você for capaz de aumentar sua atividade física por 30 dias, é um bom sinal que está a caminho de tornar os exercícios físicos um hábito regular para toda a vida. A noção de que exercícios físicos trazem benefícios existe há bastante tempo, porém até recentemente os idosos não eram incluídos. Hoje em dia novas informações de estudos nos dizem que pessoas de todas as idades e condicionamento físico conseguem benefícios através dos exercícios físicos.

Acesse o link abaixo e fique informado sobre os benefícios dos exercícios físicos para os idosos e outros artigos relacionados.

                www.copacabanarunners.net/exercicios-idosos.html


Seguindo essa definição, o NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Joaíma também torna-se,
dentro da Atenção Básica, conquistando a cada dia mais um espaço para a prevenção e promoção da saúde: incentivando as práticas de caminhada, orientações para a realização de exercícios, práticas esportivas e terapêuticas  como hidroginástica. Orientados pela Professora de Educação física Jamila Miranda Gomes, atendendo na cidade de Joaima e distrito de Girú cerca de 170 adultos e idosos divididos em cinco grupos. Sendo estes: Centro, Bairro Bela Vista, Bairro Ipê, Curumim e Girú.