domingo, 14 de julho de 2013

3ª GRANDE VAQUEJADA DO PARQUE DE VAQUEJADA MIGUEL NORTISTA – JOAÍMA, MG - CIRCUITO BV



Aconteceu de 12 a 14 de Julho no Parque de Vaquejada Miguel Nortista a 3ª edição da grande vaquejada do município de Joaíma e o 1º LEILÃO TOP QM  realizado por 10 amigos apaixonados com a Raça Quarto de Milha.  Seguindo a evolução natural do esporte, Minas Gerais hoje apresenta um crescimento sólido e permanente no seguimento vaquejada, e o esporte vai se espalhando por todo o estado.
Os vaqueiros de toda região deram uma demonstração de organização e profissionalismo na prática de derrubar o boi. A vaquejada vem evoluindo ao longo do tempo e mobilizou uma grande quantidade de pessoas atraídas pelos 52 Mil Reais em prêmios.Vaqueiros de diversos lugares do Brasil estiveram presentes engradecendo  essa Festa.
Organização: Querubim Batista, Raul Barreto Carrera, Irmãos Nortista e Amigos

Realização: Prefeitura municipal de Joaíma e sindicato dos Produtores Rurais de Joaíma

Abaixo fotos do parque neste fim de semana (14 de Julho).
Fotos: Barcellar Chaves







quinta-feira, 11 de julho de 2013

JOAÍMA DEIXA DE SER DESTACAMENTO POLICIAL E TORNA-SE INSTALAÇÃO DO 2º PELOTÃO DE POLÍCIA MILITAR


Foi realizado hoje dia 11/07/2013, às 17h, em frente ao quartel da PMMG de Joaíma MG, a posse do novo comandante do 2º BPM da PMMG, o 2º Tenente Rezende, com a participação de várias autoridades civis e militares! À pártir de hoje, Joaíma deixa de ser Destacamento Policial e passa a ser denominado  instalação do "2º Pelotão da Polícia Militar de MG ". Passando agora a contar com 15 policiais, e em seguida aumentando o efetivo para até 30 policiais militares, e 06 novas viaturas.
 Joaíma passa a partir deste momento a ter rondas ostensivas 24 horas em todas as áreas da cidade, zona rural e Giru, garantindo a segurança de toda a população.





Imagens: Luís Costa LA e EugênioRodrigues dos Santos

quarta-feira, 10 de julho de 2013

GRANDES MOTORISTAS DA HISTÓRIA - O TRANSPORTE EVOLUIU, DIMINUINDO DISTÂNCIAS ENTRE A NOSSA CIDADE E OUTROS CENTROS, FACILITANDO A COMUNICAÇÃO




Destacaremos neste trabalho a figura do motorista profissional Pedro Alves, conhecido como  Pedro Chofer, ou Pedro Preto. Nascido em Jabacuara – Bahia, em 10/12/1928. Chegou em Joaíma  no ano de 1941, em companhia de seus irmãos, também motoristas: Délio, Armando e Apetaciano, vulgo Menininho.

As lembranças das longas viagens no jipe, ano 51, conduzindo estudantes até Teófilo Otoni, Araçuaí e Itambacuri pela estrada Rio – Bahia, sem asfalto, passando pela chapada, ainda preenchem nossa memória.

Na estação chuvosa, o carros atolavam, furavam  os pneus, peças dos carros quebravam, e a viagens poderiam  se prolongar por dias e dias. Lá estava o jipe de Pedro com corrente nas quatro rodas  enfrentando o lamaçal.

No pequeno jipe, era colocado  três estudantes  na cadeira de trás; dois de lado sobre a roda, e dois ao  lado do motorista. E o grupo seguia viagem, vencendo a poeira e o cansaço. Pedro sempre brincava, sorria e contava inúmeras piadas para que o percurso tornasse mais ameno.

Infelizmente, no dia 09 de Julho de 2013 veio a falecer este grande amigo, grande conciliador e homem deixando muitas saudades e falta para o nosso povo. 

   

  Na foto acima:  Sr. Pedro Chofer, sua esposa Dona Bé e sua neta Tássia