SEJA MEMBRO DO BLOG JOAÍMA

terça-feira, 31 de julho de 2012

2ª GRANDE VAQUEJADA DE JOAÍMA TRANSFORMA O PARQUE MIGUEL NORTISTA NO PALCO DAS GRANDES MULTIDÕES


Realizou-se nos dias  13 a 15 de julho a 2ª Grande Vaquejada de Joaíma que aconteceu no Parque de Vaquejada  Miguel Nortista com uma premiação de R$25 mil.  A Grande vaquejada é mais uma etapa do circuito Bahia de Vaquejada que invade o norte de Minas e promove grandes festas de gado.

A vaquejada é uma atividade recreativa e competitiva, com características de esporte, brasileira da região Nordeste, no qual dois vaqueiros a cavalo têm de perseguir o boi até emparelhá-lo entre os cavalos e conduzi-lo ao objetivo, onde o animal deve ser derrubado.

A 2ª Vaquejada de Joaíma é uma realização da Prefeitura Municipal e Parque de Vaquejada Miguel Nortista com apoio do Sindicato dos Produtores Rurais, que muito se empenham na realização desta grande festa que já transformou em tradição no município, considerada uma das melhores vaquejadas do nordeste mineiro.

Indiscutivelmente a vaquejada em Joaíma é sinônimo de organização, recebendo nos 3 dias de festa milhares de pessoas prestigiando as competições. Esse ano a comissão organizadora repassou os recursos arrecadados com as vendas da bilheteria para a APAE do município, no propósito de contribuir com a causa nobre desenvolvida pela entidade.

Os amantes da vaquejada e visitantes ficaram encantados, com a estrutura do Parque Miguel Nortista. A Prefeitura reformou todo o parque assegurando mais conforto ao público e mais praticidade aos competidores.




2ª GRANDE VAQUEJADA DE JOAÍMA - 13 A 15 DE JULHO DE 2012


terça-feira, 17 de julho de 2012

IGREJA CATÓLICA - 1894 - A EVOLUÇÃO DA IGREJA MATRIZ BOM JESUS DE JOAÍMA




Cypriano de Souza Ferreira, católico praticante,solicitou ao bispo de Diamantina, por intermédio do vigário de São Miguel do Jequitinhonha, a presença de um pároco na vila.Dessa feita, Frei   Emerenciano  Alves celebrou a primeira missa no povoado (10 de Agosto de 1894) e passou a dar assistência religiosa aos moradores.
Cypriano e seus filhos ergueram ali no povoado uma pequena e simples capela, feita de enchimento e de piso de terra batida e, em 06 de Agosto de 1900, celebrou-se a primeira festa em homenagem ao padroeiro, na época Senhor do Bomfim.
Em 1914, sob  a direção de Frei Samuel, a igreja foi reconstruída.

 No  ano de 1939  a igreja necessitava de uma reforma e deveria ser ampliada pois o número de fiéis havia  multipicado. Frei Floriano Groel, vigário de Joaíma, contrata mestre de obras e pedreiro para a construção da igreja, tendo Aurélio Almeida como engenheiro e autor do projeto da atual igreja. A conclusão das obras da igreja foi feita pelo holandês, Frei Carlos Setepam que movimentou a comunidade com festas, leilões e doações feitas por ricos fazendeiros e negociantes.  Angariou uma boa quantia em dinheiro e, para alegria  dos paroquianos, deu a igreja Bom Jesus de joaíma a estrutura que tem hoje.


1994/1995 - D. Guiomar Melo Murta coordena mais uma reforma.
Em 2008 iniciou-se uma verdadeira reforma dando cor e vida a este belíssimo cartão postal sendo concluídas as obras em  maio de 2010 pelo Padre Frank Willemsen Sacerdote dos Missionários do Sagrado Coração.








sábado, 14 de julho de 2012

A CAMPANHA ELEITORAL PARA PREFEITO E VEREADOR JÁ ESTÁ OFICIALMENTE NAS RUAS. SEJA COMO FOR, A ELEIÇÃO MUNICIPAL É IMPORTANTE POR SI MESMA.


As eleições municipais são a ocasião para a escolha do projeto político que deve conduzir à construção do modelo de sociedade almejado por cada cidadão ou cada segmento social. Nesse espaço, o eleitor tem mais chance de conhecer os quadros políticos (prefeito e vereador), bem como de identificar as forças sociais e os interesses que dão embasamento a cada candidatura.

O ideal seria visar menos os personagens e mais a proposta encarnada por eles. Outro critério seria identificar qual o partido que mais corresponde aos anseios da comunidade (não só pelos projetos apresentados, mas, também, pela composição das forças sociais que o apoiam). Ainda, outro, seria analisar a prática progressa dos candidatos e se suas propostas são consistentes, ou demagógicas (apenas aparentes). Assim, evita-se “comprar gato por lebre”.
                                                                                                     
                                                           Eliomar de Lima