sexta-feira, 24 de maio de 2013

JOVEM PECUARISTA EDUARDO SOUSA MORRE EM GRAVE ACIDENTE NA ESTRADA QUE LIGA JOAÍMA A FELIZBURGO


Aconteceu nesta sexta-feira, 24.05, na estrada que liga Felizburgo à Joaíma, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, um grave acidente que vitimou o jovem Eduardo Sousa de Joaíma.Seu veículo perdeu o controle em uma ladeira e acabou se chocando com a proteção próximo a uma ribanceira.O corpo do jovem foi encontrado longe do veículo.
Uma das teorias é que o veículo perdeu os freios na descida e Eduardo teria saltado, com o veículo ainda em movimento, para evitar cair na ribanceira. O jovem  não resistiu ao choque com o chão.A polícia estará realizando a perícia para verificar o real motivo do acidente.

Eduardo Souza era muito querido em sua cidade Joaíma, Era pecuarista e gostava muito de vaquejadas.O corpo está sendo velado no Rotary Club de Joaíma, no bairro Bela Vista.O enterro está marcado para as 09 horas deste sábado, 25.05.13.







Fonte: Radar do Vale
imagens: Abeildo Andrade

domingo, 12 de maio de 2013

1º Fórum Municipal de Educação Integral Transformando Vidas


Foi realizado nos dias 10 e 11 de maio de 2013, no Centro Esportivo Municipal de Joaíma, o "1º Fórum Municipal de Educação Integral Transformando Vidas" realizado pela Prefeitura Municipal de Joaíma e Secretaria Municipal de Educação! Ás 07:30h foi servido um farto coffe break aos convidados e participantes e ás 08:00h foi iniciado o credenciamento de todos os participantes, para iniciar e compor a mesa de autoridades e representantes, dando início a abertura com a fala do Prefeito Donizete Lemos, que falou da importância deste acontecimento na nossa cidade e agradecendo a participação popular de todos os presentes! Em seguida a Secretária de Educação Márcia Marinho Pêgo Botelho, fez os agradecimentos e detalhes técnicos do programa! A Educação Integral Transformando Vidas em Joaíma, colocará 1.050 alunos da rede municipal de ensino, em horário integral, realizando várias atividades escolares, esportivas e culturais. A Prefeitura, manterá os alunos por 07h sob sua responsabilidade, oferecendo ainda mais uma refeição e um lanche da tarde à todas as crianças, que atualmente 85% delas só tem a refeição oferecida pela escola! Aumentando o efetivo em mais de 30 profissionais da área para o desenvolvimento e andamento deste grandioso projeto da Educação Integral em nosso município. Serão 1.050 alunos, que terá toda a despesa assumida pela Prefeitura, sem nem mais um real do Governo Federal, apenas com os repasses orçamentários próprio do orçamento do município! O Prefeito Donizete Lemos, tem esse projeto como um dos principais da sua administração, fazendo de Joaíma em pouco tempo uma fábrica de talentos e cidadãos de bem, erradicando de vez as drogas, a violência e a prostituição infantil no meio das crianças do nosso município! Um evento de alto nível que contou em 02 dias, com a participação de 2.000 pessoas! Estarão participando todas as escolas municipais de Joaíma, além das escolas municipais dos Marianos, São José (Réla) e Barreirinhos, oferecendo várias atividades esportivas como futebol, vôley, natação, handebol, xadrez e dama, na cultura como, teatro, capoeira, artesanatos, música e danças e o reforço escolar, em todas as escolas, quadras poliesportivas, campos de futebol, piscinas, CEM, bibliotecas, Espaço Nordeste, Ciarte e espaço cultural Eduardo Araújo!


Fotos e Texto: Luis Adolfo Costa




















sexta-feira, 3 de maio de 2013

COQUETEL DE LANÇAMENTO DO LIVRO ALDEIA DE VERSOS DE ZÉ MIRANDA



Aldeia de versos é simplesmente uma coletânea de “causos”/crônicas pitorescos da aldeia Joaíma e/ou das cidades vizinhas em forma de pequenas poesias. A intenção não é exaltar ou criticar os moradores, o real objetivo dessa obra é estar resgatando antigos e/ou atuais episódios ocorridos com os cidadãos e cidadãs da nossa região, principalmente da minha cidadezinha incrustada entre morros nesse agreste do Jequitinhonha.
Quero dizer que, em algumas dessas passagens, eu estava presente e outras foram a mim contadas por pessoas idôneas; modifiquei pouca coisa para que o imaginário dos leitores se agregue a realidade dos fatos. Espero sinceramente estar contribuindo para que a parte hilária da nossa história não caia no esquecimento e também que as pessoas citadas e seus descendentes não se sintam ofendidos e entendam que sendo uma obra literária, o propósito primeiro foi relatar o cotidiano das diversas gentes da nossa “aldeia”
E estamos conversados,
O autor