quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

ESPETÁCULO DE NATAL 2014



SL 150 ORQUESTRA e os Grupos de Teatro "É ISSO, É?!" e Dionísios da Escola Prof° Antônio Gomes Moreira, trabalharam juntos fazendo  a releitura de um dos grandes Espetáculos de palco acontecidos no Sul do país “Um mundo encantado chamado Korvatunturi. Uma explosiva fusão de teatro e música revelam um espetáculo emocionante para todas as idades. Mágico e sensorial, o show conta uma história cativante que mostra os verdadeiros valores da vida e leva o espectador a um reencontro com os sentimentos de amizade, alegria, solidariedade e amor.
O espetáculo aconteceu neste 22 de dezembro no pátio do Ciarte.
Mais uma produção resultados de uma grande parceria entre os demais grupos. Direção Artística: Barcellar Chaves e Carlos Pereira.















PRODUÇÃO DO CENÁRIO E FIGURINOS





segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

RECITAL DE NATAL 2014

É isso aí. Agradeço de forma carinhosa a todos que contribuíram para a realização deste evento grandioso. Não foi tarefa fácil. Necessitou de muito empenho, planejamento e muita dedicação para que este acontecesse. Ao longo desses 2 meses, junto ao auxílio de vocês, realizamos algo inesquecível e agora é hora de agradecer. Primeiramente a Deus, Pai, o criador o qual nos capacita na realização das diversas artes. PARABÉNS PELO BRILHANTE DESEMPENHO E ESFORÇO DE TODOS OS ALUNOS E INSTRUTORES NA REALIZAÇÃO DESTE EVENTO!
Agradecimentos À Guarda Mirim de Joaíma e seu Presidente Ângelo Borges e à Polícia Militar pela parceria. Obrigado pela parceria neste serviço. Isso sim é formar vidas. Agradecimentos especiais ao Grupo da Igreja São Gaspar Bertoni coordenado pelo jovem Antônio Marcos encenando o Nascimento de Cristo durante a apresentação musical dos alunos e aos pais por acreditarem que o poder da arte realmente transforma mundos...Agradeço de coração ao Diretor Teatral Carlos Pereira da Silva pela parceria na execução deste projeto brilhante que foi sucesso! E pelo cuidado e detalhes criados na releitura deste espetáculo grandioso representado pelos Grupo Teatral É Isso, É?! e Grupo Escolar de Teatro Dionísios. Deixo aqui o meu carinhoso abraço de gratidão a cada integrante dos grupos citados acima pela disponibilidade, pelo carinho e por tão bela atuação. Vocês foram a pitada perfeita neste show de Natal .
Meus agradecimentos também ao meu amigo Regente Luismar Nunes de Sousa pela criação dos arranjos musicais tema deste espetáculo. Aos meus companheiros musicistas da SL 150 Orquestra pela disposição e boa vontade de fazer parte deste espetáculo e a toda a equipe de cantores pelo carinho, atenção e dedicação.
Não podendo me esquecer também de agradecer a Janisceia Martins minha auxiliar na produção do cenário e figurinos juntamente a toda equipe de funcionários do Ciarte - Centro Integrado De Artes. Às voluntárias costureiras Ana Pereira Ribeiro, Cyndi Chaves e Léia Martins. À SMAS representada pela Secretária de Assistência Social Amanda Torres Bastos, ao Prefeito Donizete Lemos e ao vereador Aécio Nunes Ramos pelo apoio na realização deste evento.
Foi de grande qualidade todo o trabalho desenvolvido por toda a equipe participante deste espetáculo de Natal . Sinceramente, só tenho a agradecer. Foi tudo maravilhoso. Impecável. Muito mais do que eu poderia imaginar! Vocês foram fantásticos! Impecáveis e imprescindíveis em cada detalhe.
Abraço,

Barcellar Chaves (Produtor do Evento)
















quarta-feira, 26 de março de 2014

MEMORIAL CACIQUE JOAHYMA - PAINEL E ESCULTURAS RETRATAM HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO DE JOAÍMA


Finalizado a obra artística de painel e esculturas que conta a história da fundação do município de Joaíma. O monumento dará nova vida e graça na entrada do prédio da prefeitura. Obra do Artista plástico Neto e iniciativa do Prefeito Donizete Lemos em resgatar a história e origem do Município.

D. João VI determinou a criação dos quartéis quando declarou guerra aos índios botocudos, e seis divisões militares foram instaladas no Brasil. Em 1811, foi criada a Sétima Divisão Militar que ocuparia a vasta região do Jequitinhonha obrigando os índios - donos da terra - a cederem espaço aos invasores.

Um dos líderes dos índios, o tucháua Joahyma, não se submetendo aos maus tratos impostos por Julião Fernandes, lidera um grupo de índios e deixa a aldeia em São Miguel e instala-se às margens do ribeirão Àgua Branca, fazendo forte oposição ao domínio português.

Joahyma instala sua nova taba no local posteriormente chamado barro Vermelho. Hoje, São Paulino. Dali, ele opunha resistência aos soldados de Julião que também instalou um quartel Militar do outro lado do rio. Após duras batalhas, nas quais se destacou também, o cacique Ari-Ari aceita a rendição negociada diante da superioridade militar de Julião, dando mostras de grandeza e de sabedoria.

 E, ao selar a paz com Julião, Joahyma passa a merecer o título de Grande Chefe, aquele que deve ser seguido e imitado.


Para selar a paz, o cacique ofereceu uma de suas filhas ao alferes como sua mulher e reinou harmonia entre as partes. a partir daí, ocorreu o processo de miscigenação das raças e os costumes dos civilizados foram assimilados pelos conquistados.

Barcellar Chaves Fotografias 








Artísta Plástico Neto Artes Porto - Netoartesporto-2010@hotmail.com



domingo, 23 de março de 2014


Foi com grande emoção, alegria e festa, que o Prefeito Donizete Lemos, inaugurou  neste 22 de Março, as reformas da praça Dr. Olinto Martins  e  do paço municipal , além de inaugurar o maior marco da história do município, o  Memorial  Cacique Joahyma.
Foi uma noite de muita festa e homenagens, com as presenças do Newton Cardoso Júnior,  do Ministro de Lula e deputado federal Saraiva Filipe homenageando todos os ex-prefeitos de nossa cidade. Em seguida foi servido 02 bois no rolete e os cantores e bandas locais de Joaíma deram um verdadeiro show de música e alegria.


Fonte e fotografias: Prefeitura Municipal de Joaíma






quinta-feira, 20 de março de 2014

27 de Dezembro de 1975, o prefeito José Derval de oliveira entregou à população um magnífico prédio para funcionamento de várias repartições públicas, além de prefeitura e câmara, que recebeu o nome de Centro Cívico




Num  dia aberto por um sol de esperança, a cidade acordou aos sons da banda de Música e pelo estourar dos fogos de artifícios.
Citada frequentemente como exemplo de limpeza urbana, como cidade organizada, Joaíma despontava com o mais perene modelo de paz política em todo o Vale do Jequitinonha.No dia 27 de Dezembro de 1975, o prefeito José Derval  de oliveira entregou à população um magnífico prédio para funcionamento de várias repartições públicas, além de  prefeitura e câmara, que recebeu o nome de Centro Cívico.