terça-feira, 27 de dezembro de 2016

ANTIGA ESTAÇÃO RODOVIÁRIA GUIMARÃES FILHO - PRAÇA DA MATRIZ



Sob os acordes da banda de Música “LICÍNIO DE CASTRO”, o Prefeito  José Derval  de Oliveira, acompanhado  das autoridades mais representativas do município,  fez um breve discurso logo após o asteamento da Bandeira Nacional  pelo ex-prefeito  Antonio Gomes Moreira entregando ao povo a nova Estação Rodoviária, convidando o Sr.  Joaquim Antonio Guimarães para descerrar a placa comemorativa. Descerrada a placa viu-se  a homenagem,pois dela constava: “Rodoviária Guimarães Filho”, num preito de gratidão do município ao jovem líder, de uma família de líderes. A emoção correu minando lágrimas nos olhos  dos irmãos  Guimarães ali presentes.









Eis a pergunta:
Quem  foi Guimarães Filho?
Joaquim Antônio Guimarães Filho, carinhosamente chamado de Guimarães, nasceu em Jequitinhonha, em 08/06/1927.
Mudou-se para Joaíma, em 1948, onde se casou com Juscelina Gomes Moreira, no ano de 1953, formando uma grande família de onze filhos. Foi um católico praticante, cidadão honrado e pai exemplar.
Chegando a Joaíma, abriu a loja Guimarães, em sociedade com o seu  pai, tornando o maior estabelecimento comercial da região, que anteriormente funcionava na cidade de Jequitinhonha. A Loja Guimarães era sinônimo  de bom gosto e de qualidade, chegando a oferecer à sua grande clientela cerca de trezentos itens, desde o material de construção, ao eletrodoméstico, tecidos, calçados, chapéus, armarinhos, confecções, porcelanas, etc.
Ocupou vários cargos no município, prestando sua colaboração à cidade que o acolheu com carinho e gratidão. Foi adjunto de promotor, cuidando dos problemas dos menores, procurando fazer deles homens de bem; foi o primeiro provedor do Hospital Municipal de Joaíma; presidente e um dos fundadores do Rotary Clube de Joaíma; presidente do Sindicato Rural e um dos mais equilibrados e respeitados juízes de futebol da região.
Nunca aceitou disputar nenhum cargo político eletivo, apesar dos diversos convites que recebeu.
Guimarães era um homem de caráter intocável, muito respeitado e de grande sensibilidade humana, principalmente e, em especial, com os mais humildes.  Morreu prematuramente aos 45 anos de idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: