quarta-feira, 10 de julho de 2013

GRANDES MOTORISTAS DA HISTÓRIA - O TRANSPORTE EVOLUIU, DIMINUINDO DISTÂNCIAS ENTRE A NOSSA CIDADE E OUTROS CENTROS, FACILITANDO A COMUNICAÇÃO




Destacaremos neste trabalho a figura do motorista profissional Pedro Alves, conhecido como  Pedro Chofer, ou Pedro Preto. Nascido em Jabacuara – Bahia, em 10/12/1928. Chegou em Joaíma  no ano de 1941, em companhia de seus irmãos, também motoristas: Délio, Armando e Apetaciano, vulgo Menininho.

As lembranças das longas viagens no jipe, ano 51, conduzindo estudantes até Teófilo Otoni, Araçuaí e Itambacuri pela estrada Rio – Bahia, sem asfalto, passando pela chapada, ainda preenchem nossa memória.

Na estação chuvosa, o carros atolavam, furavam  os pneus, peças dos carros quebravam, e a viagens poderiam  se prolongar por dias e dias. Lá estava o jipe de Pedro com corrente nas quatro rodas  enfrentando o lamaçal.

No pequeno jipe, era colocado  três estudantes  na cadeira de trás; dois de lado sobre a roda, e dois ao  lado do motorista. E o grupo seguia viagem, vencendo a poeira e o cansaço. Pedro sempre brincava, sorria e contava inúmeras piadas para que o percurso tornasse mais ameno.

Infelizmente, no dia 09 de Julho de 2013 veio a falecer este grande amigo, grande conciliador e homem deixando muitas saudades e falta para o nosso povo. 

   

  Na foto acima:  Sr. Pedro Chofer, sua esposa Dona Bé e sua neta Tássia

2 comentários:

  1. Epha conheci bastante o sr. Pedro,viajei muito para a fazenda que o pai tinha no pampa (hoje fronteira dos vales),senao me engano sua esposa se chama d. Bete??? muito amiga da minha mae,valeu ai camarada trazer a memoria estas pessoas que com certeza participaram das alegrias e tristesas de muitas pessoas,por falar nisso o Sr. Pedro canario ainda esta por ai,ele e os filhos participaram na construcao do mercado municipal...

    ResponderExcluir
  2. JOAÍMA PERDE UM DOS SEUS MAIS ILUSTRES FILHOS...SAUDADES ETERNAS

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: