quinta-feira, 25 de agosto de 2011

DIA DE CULTURA NA PRAÇA - 25 DE AGOSTO - JOAÍMA FOLCLÓRICA - CONHECENDO AS RIQUEZAS E DIVERSIDADES DA NOSSA CULTURA



Toda a região apresenta variedades,  bastantes apreciáveis em aspectos profanos e religiosos. Herdado do branco, do negro e do índio, o folclore da nossa região apresenta grande número de manifestações típicas regionais, que se mantêm, ao longo dos anos.

Com base nesse cenário histórico e cultural, um dos objetivos principais deste projeto foi trabalhar a questão da preservação histórica e do resgate da cultura popular de Joaíma. 

O evento foi organizado pelo conselho  do Patrimônio Histórico Municipal de Joaíma  com o apoio da Prefeitura Municipal de Joaíma, CIARTE, PROJOVEM, Escola Municipal Antônio Jerônimo de Oliveira, CME Shirley Melo, CME Abelhinha Centro, CME Abelhinha Bela Vista, APAE, IECCV, Escola Estadual Antônio Gomes Moreira, Cel. Lídio Araújo e Professor Manoel do Norte e Rádio Liberdade FM 102,9.

Brincadeiras, tradicionais guloseimas típicas, danças, capoeira, encenações, feira de artesanatos e mostra, desfile do boi de janeiro e nega maluca, grupo de reisado, fanfarra e  outras atividades movimentaram toda a praça.
No interior do espaço cultural várias apresentações também complementaram a programação no cair da noite. Após a assinatura do Projeto de lei que cria a "Comenda Joaíma - 100 Anos -  Cypriano Ferreira"  pelo Prefeito Flávio Leal o público foi agraciado com um belíssimo Show de Rubéns Espíndola, dando continuidade aos festejos folclóricos.Presença marcada também no palco do espaço cultural do cantor José Roberto e alunos do IECCV.  O CIARTE também foi destaque trazendo nove canções populares reunindo os instrumentos musicais flautas, violinos e violões e o Grupo Teatral é isso, é?! encerrou o evento com chave de ouro envolvendo e levando o público a viver os mistérios de uma lenda.

Agradecemos de uma forma calorosa a toda a população pelo empenho e disponibilidade demonstrada ao participar e fazer parte do projeto  DIA DE CULTURA NA PRAÇA  -  "JOAÍMA FOLCLÓRICA".
Revivemos em conjunto tradições à muito não vividas.

Esta festa não foi festejada, foi vivida. Obrigado a todos!
































O Prefeito Flávio Botelho Leal assina Projeto de Lei criando a "COMENDA JOAÍMA - 100 ANOS - CYPRIANO FERREIRA" durante o evento Cultural.














Atrás do Boi de Janeiro e da Nêga Maluca foi só alegria! O Grupo Folclórico liderado por Licinha (Foliã) partiu da quadra do Bairro Bela Vista em cortejo pelas ruas da cidade em direção à Praça Mário Martins para ali completar a ferveção folclórica do  lugar. 









Com sua arte inovadora acabou mais uma vez levando o público ao delírio, melhor dizendo em pânico total. 












O prefeito Flávio Botelho Leal e a primeira dama do município Drª Enedina  e secretários marcaram presença durante o evento prestigiando a Cultura Joaimense. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: