quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A lendária figura do cacique Joahyma, fundador da aldeia que deu origem à cidade, serve de inspiração para nossos ideais de determinação e liberdade.


D. João VI determinou a criação dos quartéis quando declarou guerra aos índios botocudos, e seis divisões militares foram instaladas no Brasil. Em 1811, foi criada a Sétima Divisão Militar que ocuparia a vasta região do Jequitinhonha obrigando os índios - donos da terra - a cederem espaço aos invasores.

Um dos líderes dos índios, o tucháua Joahyma, não se submetendo aos maus tratos impostos por Julião Fernandes, lidera um grupo de índios e deixa a aldeia em São Miguel e instala-se  às margens do ribeirão Àgua Branca, fazendo forte oposição ao domínio português.

Joahyma instala sua nova taba no local posteriormente chamado barro Vermelho. Hoje, São Paulino. Dali, ele opunha resistência aos soldados de Julião que também instalou um quartel Militar do outro lado do rio. Após duras batalhas, nas quais se destacou também, o cacique Ari-Ari aceita a rendição negociada diante da superioridade militar de Julião, dando mostras de grandeza e de sabedoria.
 
Saint-Hilaire, assim descreve o Capitão Joahyma:

"(...) Homem de estatura mediana, astuto, de pele acobreada, que guarda grande semelhança física com os chineses, espírito de liderança e articulador. Seu rosto anunciava graça e vivacidade. Já não usava bodoques  nas orelhas, nem nos lábios, mas não pudera restituir estas partes desfiguradas a forma primitiva. Podia ter uns 40 anos. Quando apresentado por Julião fernandes, levou as mãos de Saint-Hilaire aos lábios  e apertou-o fortemente nos seus braços. Joahyma era o seu nome!(...)"



Ao levar as mãos de Hilaire aos lábios e apertá-lo fortemente nos seus braços, o capitão demonstra que tem um bom coração e que é de paz! E, ao selar a paz com Julião, Joahyma passa a merecer o título de Grande Chefe, aquele que deve ser seguido e imitado.

Para selar a paz, o cacique ofereceu uma de suas filhas ao alferes como sua mulher e reinou harmonia entre as partes. a partir daí, ocorreu o processo de miscigenação das raças e os costumes dos civilizados foram assimilados pelos conquistados.

Um comentário:

  1. esse ai era o barro vermelho dos meus tempos....aquelas mangueiras.goiabeiras apetisas...os donos nos encontravam com espingardas de sal....bons tempos de moleque,nao havia cerca de arame farpados que nos impdiam dos tais intentos,os amigos de outros tempos onde voces estao,turiba,filho de ducha,waldeke,chu de modesto,julio de sr. dazinho do hospital ,jeremias filho do sr. claudio padeiro,e so o ze miranda que ainda anda por ai....e so saudade...

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: