segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

GRANDES MOMENTOS DO ESPORTE JOAIMENSE - O FUTEBOL



Grandes craques do passado alegraram o futebol de Joaíma como  os irmãos Walter e Dativo Rodrigues que chegaram a ser convidados para jogar futebol profissional no Vila Nova, de Nova Lima. Walter destacava-se como Center half, e Dativo foi goleiro de categoria. Merecem destaque, também, Sinval Moreira; Rápido, o mais escorregadio ponta esquerda da época, foi também livreiro, sapateiro, vendedor de loteria e grande incentivador do esporte; Felipe Loxa, centroavante; Omar Martins Dias, zagueiro; Bira jacaré, Orlandinho, Luiz Alan, Bé Pinheiro e muitos outros nomes que balançaram as redes do nosso gramado.



Imagens abaixo: Inauguração do Estádio “CACICÃO” --FUTEBOL MASTER ­–

 Atlético Joaimense   X  Renner

Atlético Joaimense – Renato, Isnaldo, Orlandinho, Juarez, Elcana, Nerivan, Gildásio, Bira Jacaré, Wander, Lô, Zé de Nita

Renner --  Conga, Roberto Cerol, Roberto Lemos, Renato Botelho, Márcio Kangussu, Zé Roberto, Carlos Trindade, Valtuir Batista, João Formigão, Edvar Trindade, Manoel  Pé de Anjo, Joel de Cravo, Roberto Grapiuna e Luiz Alan.

Fotos Dilton Mascarenhas - Acervo Biblioteca Municipal 







O Renner Futebol Clube , grande adversário do Atlético Joaimense, foi fundado por Diran Gomes, no início dos anos 60 e tinha como  técnico o compositor Carlos Imperial. Seus principais atletas: Alberto Sena, Mário Martins, Manfredo e Guto Luz, Jaime Muqueca, Pelé do Banco, Licínio, e Lauro Barreto, conhecido como Pira.


Em 1989 foi criado o Campeonato Regional com a participação das cidades  de Almenara, Jequitinhonha, Felizburgo, Fronteira dos vales. Joaíma sediou os jogos e a equipe de felizburgo foi Campeã.
Imagens abaixo: A belíssima Seleção de Joaíma e alguns lances ocorridos durante o jogo.





domingo, 29 de janeiro de 2012

CÂMARA MUNICIPAL DE JOAÍMA


Primeiro prédio público do município, construído em 1912, para abrigar o Grupo Escolar de Joaíma. O casarão em estilo colonial abriga a Câmara Municipal. O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico, pela Lei nº 1383,  março de 1988.




PATRIMÔNIO HISTÓRICO MUNICIPAL - ESPAÇO CULTURAL EDUARDO ARAÚJO & CASA DE HELOÍSA





“ESPAÇO CULTURAL EDUARDO ARAÚJO” – PRAÇA MÁRIO MARTINS,158

Antigo Cine Teatro Santo Antônio, construído pelo Sr. Aristóteles dos Passos Lemos, na década de 40, para exibir filmes, cujo espaço servia, também, de palco para os mais variados shows musicais, desempenhando, assim, importante papel na cultura do município.
Quando  o Sr. Aristóteles se transferiu para Belo Horizonte com sua família, o cinema  passou pelas mãos de outros empresários. A medida que o cinema trocava de dono, trocava-se também de nome: Cine Teatro Santo Antônio, Cine Marconi, Cine Eldorado e Icaraí.
 Em 1995, o prédio passou a denominar-se  “Espaço Cultural Eduardo Araújo”.Foi entregue , solenemente, as instalações para que servissem às manifestações culturais, artísticas, educacionais e a todas as ações comunitárias organizadas.  





CASA DE HELOÍSA.- RUA TIRADENTES, 53

O imóvel que data da década de 1920, foi residência de Cirilo Quaresma até o ano de 1943. Em seguida foi adquirido por Melquíades Ornelas  (fotógrafo) que, num salão anexo, montou uma loja que vendia artigos de luxo e antiguidades.



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CIDADÃO de JOAÍMA - ROMILDO FURTADO DA SILVA, SR. BI - PERFIL DE UM ILUSTRE SERVIDOR PÚBLICO


      Conhecido e chamado pelos amigos apenas  como Sr. Bi. Exerceu atividades em sua vida profissional como empresário, trabalhando ao lado de sua família, a cada dia aprimorando seus conhecimentos na arte de administrar.
     Estabelecido a princípios de ética foi levado no ano de 1977 a ingressar na vida pública, procurando sempre, através de ações importantes suprir os mais legítimos anseios e aspirações ao povo joaimense.
Romildo Furtado da Silva ou Sr. Bi foi Vereador por 3 Legislaturas consecutivas:

1ª Legislatura -  Janeiro de 1977 a Janeiro de 1983
2ª Legislatura -  Fevereiro de 1983 a Dezembro de 1988
3ª Legislatura -  Janeiro de 1989 a Dezembro de 1992

     Ao longo de sua história, a Cãmara Municipal de Joaíma tem contado com a presença de respeitosos vereadores que souberam valorizar o seu mandato, procurando desempenhar em seu trabalho a honestidade, por um Poder Legislativo soberano, preocupados com reflexões voltadas para o bem estar das comunidades e a promoção social e humana.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Grupo Teatral "É ISSO, É?!" apresentou a esquete teatral "Joaíma Centenária' cumprindo Agenda da Programação Cultural do Espaço Nordeste nesta sexta-feira passada, 13 de Janeiro.


 O Brasil é feito de gente que pisa no chão, que come arroz e feijão, que trabalha, que estuda, que sente, que sonha, que se expressa de várias formas e, destes tantos, milhares pensam, desejam ou esperam um dia ter a chance de mostrar seu dia-a-dia e o que sentem através da arte. Desejos contidos nos projetos guardados no fundo das gavetas ou nos sonhos das noites que embalam seus cotidianos. Muitos deles, em sua maioria jovens, alimentam a esperança de mudar o país  por meio de sua arte, mas as dificuldades do dia-a-dia os deixam, com o passar dos  tempos, cada vez mais descrentes nesta possibilidade de um dia tornarem-se artistas.
 
O Grupo Teatral “É ISSO, É?!”  Encarou esta realidade e avançou. E foi assim,através desta simplicidade que podemos ver os resultados dos sonhos e desejos outrora sentidos tornarem-se cotidiano, para estes seis integrantes que puderam ser reconhecidos em nossa cidade e, enfim,  receberam dos aplausos de sua gente, os títulos de “Artistas da Terra”.
 
Finalizando a temporada 2011, o Grupo Teatral "É ISSO, É?!" apresentou a  esquete teatral "Joaíma Centenária' na Programação Cultural do Espaço Nordeste nesta sexta-feira passada, 13 de Janeiro. Uma narrativa da história do surgimento do nome “Joaíma”, referência que tornou-se o nome da cidade e apresenta supostos motivos pelos quais o índio de uma forma dinâmica e envolvente, comentando atoJoaíma veio para a nossa região e como se instalou. Apresentando também s, fatos, boatos, e artefatos da nossa cidade, assim como importantes personalidades aqui encontradas. A peça que  teve circulação pelas escolas do município e teve uma grande aceitação da crítica.
 
Segundo o Diretor Presidente do Grupo Teatral "É ISSO, É?!" Carlos Pereira, 2012  promete, e anunciou  as  novas  atrações e adaptações para esta nova temporada.” A CASA DA MÃE JOANA e DOM CASMURRO!” Com certeza sucesso garantido!
Que venha a “Casa da mãe Joana”!...




segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Operação da Policia Militar apreende 27 motocicletas, confecciona 17 multas e mais de 200 pessoas foram abordadas na sexta-feira, 13, em Joaíma/MG, no Vale do Jequitinhonha.



Operação da Policia Militar apreende 27 motocicletas, confecciona 17 multas e mais de 200 pessoas foram abordadas na sexta-feira, 13, em Joaíma/MG, no Vale do Jequitinhonha. Das motos apreendidas, 10 foram encontradas em oficinas com numeração de chassi raspada. As operações contaram com a participação de 20 policiais militares.

Segundo o Tenente Torres, foram desencadeadas operações desmanche com abordagens a oficinas que resultaram na apreensão dos 10 veículos com chassis raspados, "provavelmente veículo com queixa crime Furto/roubo", acrescentou o oficial; ainda foram apreendidos ao longo das operações 9 veículos alienados, popularmente conhecidos como "Pokémon", e 8 veículos com documentação irregular.

Além das operações desmanche e blitz de trânsito no perímetro urbano e nas estradas vicinais, a PM ainda desencadeou operações como, Batida Policial em bares e áreas de incidências criminais e combate a venda e consumo de bebidas alcoólicas para menores. Foram confeccionados 8 Registros de Defesa Social. Ainda segundo o Tenente Torres, operações como esta serão rotinas nas cidades que compõem o Pelotão em Jequitinhonha em dias e horários aleatórios. As operações contou com a participação especial de militares da Polícia Militar Rodoviária.

 Por Henrique Santos Araújo - Auxiliar de Imprensa do 44º BPM, sede em Almenara, Batalhão este responsável pela área da Micro Região do Baixo Jequitinhonha


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

LISTA DE HOMENAGEADOS COM A COMENDA "CYPRIANO FERREIRA" - JOAÍMA 100 ANOS




A concessão da Comenda “Cypriano Ferreira” é uma  homenagem  às 100 Personalidades do município, que contribuíram   para o desenvolvimento econômico, político, social e cultural, e que, zelosamente prestaram relevantes serviços à sociedade ao exercerem seu papel com dedicação e honradez.


Criada por meio da Lei Municipal 1.726, de 22/09/2011. A cerimônia fez parte das comemorações do centenário de Joaíma, que, através da Lei Estadual 556, de 30 de agosto de 1911, foi elevada a categoria de distrito, recebendo o topônimo atual.


Portanto, gostaria de destacar que é com grata satisfação que saúdo os eminentes homenageados nesta solenidade na qual tenho a oportunidade de me reverenciar a ilustres nomes que contribuíram de forma perene para o desenvolvimento e prestígio de nossa cidade.








 

Abaixo nome dos homenageados com a Comenda 
"Cypriano Ferreira" - Joaíma 100 Anos


1.            Abelino José Botelho (Fazendeiro)
2.            Adalberto Andrade Sampaio (Comércio)
3.            Agenor Pereira de Andrade (Funcionário Público)
4.            Agripino Barreto (Comércio)
5.            Alcebíades ferreira da Silva (Pedreiro)
6.            Alcides Ferraz de Araújo (Fazendeiro)
7.            Alfredo Alves Soares (Comércio)
8.            Altamir Pinheiro (Costureiro)
9.            Ana Campos (Educação)
10.                    Anedina Maria de Jesus (Parteira)
11.                    Anésio Alves de Souza (Ferreiro)
12.                    Antônio Chaves da Silva Filho (Artes Plásticas)
13.                    Antônio Moreira (Fazendeiro)
14.                    Antônio soares da Silva (Filantropia)
15.                    Argileu Alves Cunha (Fazendeiro)
16.                    Aristóteles dos Passos Lemos (Empreendedor)
17.                    Armando silva Guimarães (Pedreiro)
18.                    Ascendino Moreira de Souza (Educação)
19.                    Avelino Vilela (Fazendeiro)
20.                    Belarmina Pereira Peixoto (Educação)
21.                    Benevenuto Firmino dos Santos (Comércio)
22.                    Bernardino Murta (Fazendeiro)
23.                    Camilo Miranda (Fazendeiro)
24.                    Cirilo Quaresma (Fazendeiro)
25.                    Dalira Ribeiro Souto (Cidadão 100 Anos)
26.                    Diran Gomes Moreira  (Comércio)
27.                    Djanira Pinheiro (Educação)
28.                    Domingos Fernandes dos Santos (Comércio)
29.                    Domingos José dos Santos (Domingos barriga branca) (Artes Pláticas)
30.                    Dr. Antônio Soares da Cunha Peixoto (Fazendeiro)
31.                    Dr. Clóvis Avelino de Lucena (Saúde)
32.                    Dr. Hamilton Guimarães e Dra. Paula de Campos Guimarães (Fazendeiro)
33.                    Dr. Omar da Cunha Melo (Saúde)
34.                    Durvalina Gomes Figueiredo  (Prendas domésticas)
35.                    Edgar Trindade (Comércio)
36.                    Eduardo Araújo (Música)
37.                    Edvaldo A. Quaresma (Executivo)
38.                    Edvaldo Chaves da Silva (Nenzinho Canjica) (Carpinteiro)
39.                    Erasmino Pereira Santos (Braçal)
40.                    Ério Ribeiro Soares (Comércio)
41.                    Eurico Gonçalves Quaresma (Fazendeiro)
42.                    Eustáquio Antônio de Souza (Artes Plásticas)
43.                    Fany Moreira Reis (Documentarista)
44.                    Felipe Facion Ferraz (Esporte)
45.                    Fidelcino Gil de Souza (Político)
46.                    Florípedes Sampaio de Oliveira (Farmácia)
47.                    Gilberto Campos de Oliveira (Saúde)
48.                    Hamilton Guimarães Filho (Esporte)
49.                    Haydéa Kangussu Gomes (Educação)
50.                    Hermílio Pereira dos Santos (Fazendeiro)
51.                    João Alves Bonfim (Funcionário Público)
52.                    João Batista da Cruz (Fazendeiro)
53.                    João ferreira das Neves (Mecânico)
54.                    João Manoel de Matos (Fazendeiro)
55.                    João Ribeiro (Vaqueiro)
56.                    João Rodrigues de Oliveira (Oleiro)
57.                    Joaquim de Miranda Fagundes (Fazendeiro)
58.                    Joaquim Antônio Guimarães (Fazendeiro)
59.                    José da Rocha Lima (Zeca Pinto) (Comércio)
60.                    José Diógenes Ribeiro (Filantropia)
61.                    José Gonçalves da Silva (Saúde)
62.                    José Murta de Castro (Filantropia)
63.                    José Ribeiro (Destaque)
64.                    Leolino Souza Ferreira (Giru)
65.                    Leonídio Grapiuna
66.                    Licínio de Castro Souza  (Música)
67.                    Lídio Araújo e Maria Oliveira Araújo (Fazendeiro)
68.                    Mamede Batista (Fazendeiro)
69.                    Manoel Ferreira das Neves (Giru)
70.                    Maria Conceição Gomes Barbosa (Educação)
71.                    Maria de Lourdes Oliveira (Saúde)
72.                    Maria Hilma Murta  kangussu (Educação)
73.                    Maria Josefina Murta Luz ( Educação)
74.                    Maria pereira dos santos (Maria Viúva) (Filantropia)
75.                    Melquíades Ornelas de Souza (Fotografia)
76.                    Miguel Alves dos Santos (Fazendeiro)
77.                    Miguel Grapiuna e Antônia Grapiuna (Fazendeiro/filantropia)
78.                    Miguel Pinheiro (Tropeiro e condutor de gado)
79.                    Milvande Pereira leal (Fazendeiro)
80.                    Moisés Pereira da Silva (Tropeiro e condutor)
81.                    Natalino Gomes Pereira (Braçal)
82.                    Nuno Melo (Fazendeiro)
83.                    Odilon sena (Fazendeiro)
84.                    Orlando Luz (Fazendeiro)
85.                    Osmar Lopes da Silva (Funcionário Público)
86.                    Osvaldo Miranda murta (Político)
87.                    Pedro Alves (Motorista)
88.                    Pedro Lemos (Fazendeiro)
89.                    Reinaldo Rodrigues de Souza (Fazendeiro)
90.                    Selma Miranda Araújo ( Personalidade feminina)
91.                    Sérgio Moreira da Silva (Fazendeiro)
92.                    Shirley Soares Melo (Educação)
93.                    Tertulina Chaves (Giru)
94.                    Tertulino José dos Santos (Cidadão 100 Anos)
95.                    Ubirajara Lincoln de Almeida (Fazendeiro)
96.                    Valdomiro dos santos Teixeira (Motorista)
97.                    Valdomiro Esteves da Silva (Fazendeiro)
98.                    Vandico Corrêa Lopes (Comércio)
99.                    Wilson Melo Lima (Filantropia)
100.              Erasmo  Moreira da Silva (Vaqueiro)

      ENTIDADES
 

Hospital Municipal Antônia Grapiuna

Loja Maçônica “Ilha dos Vigilantes”

Paróquia Nosso Senhor Bom Jesus

Rotary Clube de Joaíma

Sindicato dos Produtores Rurais de Joaíma

Sindicato dos trabalhadores Rurais de Joaíma




EX-PREFEITOS

Antônio Gomes Moreira  (03/02/1963 a 30/01/1967) e (31/01/1977 a 31/01/1983)

Belisário Murta  (31/01/1959 a 14/02/1959)

Bernardino Guimarães Sobrinho  (31/01/1967 a 30/01/1971) e (...1995 a 31/12/1996)

Daylton Botelho da Cruz  (01/02/1983 a 31/02/1988)

Domingos Ornelas dos Santos (25/03/1962 a 25/03/1963)

Dr. Antônio Jerônimo de Oliveira  (03/02/1955 a 16/08/1958) e (15/02/1959 a 25/03/1962)

Dr. Armando Sena Kangussu  (23/10/1951 a 30/03/1953)

Enedino Teixeira Mangabeira  (17/08/1958 a 31/01/1959)

Francisco Costa  (07/05/1949 a 22/10/1951)

Joaquim Antônio de Oliveira (31/03/1953 a 02/02/1955)

José Derval de Oliveira  (31/01/1973 a 30/01/1977)

Márcio Luiz Murta Kangussu (01/02/1983 a 31/02/1988) e (01/01/1993 a 31/12/1994)

Mauro Barreto Melo   (31/01/1971 a 30/01/1973)

Roberto Grapiuna  (01/01/1989 a 31/12/1992)  e  (01/01/1997 a 31/12/2001)  e  (01/01/2001 a 31/12/2004)
 


 Homenageados também  o vice-governador Alberto Pinto Coelho; o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro; o vice-diretor do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Roberto Grapiuna; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Cláudio Renato dos Santos Costa; o diretor de Operação Norte da Copasa, Márcio Kangussu; o deputado federal Rodrigo de Castro; os deputados estaduais Sebastião Costa e Neilando Pimenta; o prefeito de Joaíma, Flávio Leal; o bispo de Almenara, dom frei Hugo Maria Van Steekelenburg.

Fotos  cedidas por Flávia Botelho Leal Martins