segunda-feira, 14 de maio de 2012

GRUPÃO CRIADO POR TITA CHAVES NO FACEBOOK É O ENTRETENIMENTO DO MOMENTO TRAZENDO BELAS RECORDAÇÕES AOS QUE FREQUENTARAM ESTA UNIDADE DE ENSINO, E.E. PROFESSOR "MANOEL DO NORTE" UM ÍCONE EM EDUCAÇÃO DESDE 1944



          A Escola Estadual "Professor Manoel do Norte" - R.2.0.B.3, integrada da rede oficial de ensino, mantida pelo Poder Público do Estado de Minas Gerais, está localizada na Rua Lídio Araújo, 218, cidade de Joaíma, dirigida pela professora Dilza Matos Melo.
          Criada pela Lei Estadual nº 2121, de 11 de Julho de 1944, com o ensino  de 4ª Série do Ensino fundamental, originou-se da elevação das Escolas Reunidas de Joaíma à categoria de Grupo Escolar, sendo assim, a escola mais antiga e tradicional do município.
          Recebeu a denominação de "Professor Manoel do Norte" em homenagem ao ilustre educador da região, nascido em Salto da Divisa, no dia 13/06/1913, residente em Jequitinhonha. Manoel Alexandrino do Norte cursou a Escola Normal de Araçuaí, diplomando-se aos 16 anos de idade.
          Homem culto e educado fundou e dirigiu a Escola estadual Dr. Nuno Melo, em Jequitinhonha, durante 40 anos.
          A Escola funciona em prédio próprio, inaugurado em 23 de Novembro de 1950, reformado por 3 vezes.
          São muitas as realizações desta escola neste longo período e um grande investimento e aprimoramento em ensino de qualidade.
          Na gestão do Prefeito Bernardino Guimarães e na direção de Maria Hilma Murta Kangussu, por inspiração destes, vieram 8 professores da cidade de Rio de Contas da Bahia para lecionarem nesta escola, cujos nomes à seguir:Eudalice Gomes, Mineiro; Terezinha Aguiar; Cleonice Mesquita;
Célia Soares; João Nogueira; Gilberto Miranda; Sebastião Trindade.
          No ano de 1973, o prefeito josé Derval de Oliveira trouxe novas professoras, dessa vez, da cidade de Itambacuri, pois havia poucas professoras habilitadas.
          A extensão de série aconteceu na  gestão de Marluce Oliveira Andrade, resolução  nº 9599/98, publicada no Minas de 31/12/98.
          A informatização e o resgate da história da escola foram feitos na gestão de Maria Edvanete Oliveira Pinheiro.


Ano de 1966 - Equipe de educadoras da E.E.Professor Manoel Do Norte onde se Vê: D. Lia Fereira (Vice-diretora); D. Hilma Murta (diretora); Lourdes Moreira Grapiuna ( Auxiliar de Secretaria); Haydea Kangussu gomes (Inspetora) e Emirani Quaresma Marques (Professora eventual) - (Acervo de Emirani Q. Marques)


Formatura de 4ª série da turma de D. Alísia Grapiuna e cuja diretora era D. Edite Ursini. Dentre os formandos identificados Iara Silva, Marinilce, Alzira Quaresma, Márcio Kangussu, Bira Jacaré e outros. (Acervo de Marinilce Pinheiro)



Professores da Escola Estadual Professor Manoel do Norte em dia de festa, em sua homenagem. Da esquerda para a direita: Creuza, Nélio, Eudalice, Leda, Célia,Lia, Emirani, Regina, Ilma, Haydea, Lourdinha, Marluce, Julice e outras. (Acervo de Márcio Kangussu)
  

A ESCOLA HOJE

 A Escola  vem marcando o seu caminhar na busca de atingir o seu objetivo de formar o homem - cidadão, um ser capaz de discernir o mundo presente e cooperar na melhoria de uma sociedade mais justa.

A escola é considerada como a unidade de ensino de grande porte no município, responsável pelo ensino fundamental (de 1º ao 9º Ano) com classes distribuídas entre os turnos matutino e vespertino, com Biblioteca e laboratório de informática com 18 computadores.





A Professora de História Márcia Cristina e seus alunos do 9º Ano 2012, produzindo conhecimentos: Após assistirem a um filme: A origem da humanidade, pesquisaram o tema no laboratório de informática da escola e confeccionaram painéis.  Educar é isso: Incentivar o aluno a construir o próprio conhecimento.





Fotografados por - Márcia Cristina Marinho, Jackeline Moitinho e Júlia Melo Fagundes
Fonte de pesquisa - JOAÍMA CONTA A SUA HISTÓRIA - Emirani Quaresma Marques 

3 comentários:

  1. JOAIMA EU TE AMO,QUANDO EU MORRER MEUS RESTOS MORTAIS. APOS A MINHA CREMAÇAO SERÃO JOGADAS AS MINHAS CINZAS NA PRAÇA DE DONA BEBÉ DE PEDRO LEMOS, ONDE PASSEI, OS DIAS MAIS FELIZES DA MINHA VIDA.TE AMO JOAÍMA!!!
    Marinilce Pinheiro Patente (ex -moradora,mas filha da cidade)
    01/10/2012

    ResponderExcluir
  2. Que gratificante saber que você leu esta postagem Marinilce Pinheiro Patente. Meu carinhoso abraço. Fiquei emocionado com o seu comentário. Que ato lindo! Que Deus te dê vida longa para que este demore acontecer!

    ResponderExcluir
  3. Sou filha de Joaíma me chamo Ilza Barbosa de Almeida hoje estou com 60 anos remete a memória a minha infância...fui criada pela dona Eunice Aguilar junto com os seus filhos : Eno, Hélio, Maria Leni, Francisca (Chica) e dona Mereciana (Aninha) casada com o sr Diran Moreira. Sai da cidade aos 14 anos de idade.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: