Apesar da produção em grande escala, a indústria da moda incorporou hoje parte da diferenciação da costura sob medida, atendendo a um público que não abre mão de produtos confeccionados com exclusividade por um costureiro/modelista. Atento a essa demanda, o SENAR/MG forma profissionais para atender com qualidade um público exigente e fiel.
A capacitação foi realizada pela instrutora, Jaqueline entre os dias 25 e 29 de Junho e contou com a participação de 10 mulheres. O objetivo deste curso é capacitar o aluno a modelar e montar peças básicas de confecção feminina, utilizando técnicas de modelagem plana, corte, costura e acabamento visando à qualidade na produção do vestuário. O aluno formado por este curso estará apto a se inserir no mercado, modelando e costurando peças de vestuário, desde pequenos consertos até a montagem da peça completa em produção ou sob medida.
Do Conteúdo Programático constou:
Apresentação do instrumental necessário para o evento; técnicas de traçar moldes pela apostila do SENAR-MG; métodos diversos para traçar moldes; instrumentos de medida: apresentação e manuseio; metodologia adequada para tirar e anotar medidas; traçado básico de peças do vestuário feminino; cortes de peças do vestuário feminino; cálculo de metragem do tecido; preparo do tecido; disposição de moldes sobre o tecido; corte do tecido; características do tecido; modelos diversos; lubrificação da máquina de costura; fixação e enchimento de bobina; regulagem da máquina de costura; classificação de tecidos e linhas; aviamentos; alinhavo da peça; prova da peça; reajuste da peça; costura da peça; formas diversas de acabamento: zíper, casas, bainhas, tirar linhas; traçado básico de camisa; corte de camisa; traçado básico de calça; corte de calça.