sexta-feira, 29 de junho de 2012

Realizou-se em Joaíma no CIARTE – Centro Integrado de Artes, mais um curso do SENAR/MG, Curso de Artesanato em Tecidos (Corte e Costura), peças femininas básicas sob medida. Uma parceria CIARTE/ Sindicato dos Produtores Rurais de Joaíma com o apoio da Prefeitura Municipal.



 Apesar da produção em grande escala, a indústria da moda incorporou hoje parte da diferenciação da costura sob medida, atendendo a um público que não abre mão de produtos confeccionados com exclusividade por um costureiro/modelista. Atento a essa demanda, o SENAR/MG forma profissionais para atender com qualidade um público exigente e fiel.
  
A capacitação foi realizada pela instrutora, Jaqueline entre os dias 25 e 29 de Junho e contou com a participação de 10 mulheres.  O objetivo deste curso é capacitar o aluno a modelar e montar peças básicas de confecção feminina, utilizando técnicas de modelagem plana, corte, costura e acabamento visando à qualidade na produção do vestuário. O aluno formado por este curso estará apto a se inserir no mercado, modelando e costurando peças de vestuário, desde pequenos consertos até a montagem da peça completa em produção ou sob medida.

Do Conteúdo Programático constou:

Apresentação do instrumental necessário para o evento; técnicas de traçar moldes pela apostila
do SENAR-MG; métodos diversos para traçar moldes; instrumentos de medida: apresentação e manuseio; metodologia adequada para tirar e anotar medidas; traçado básico de peças do vestuário feminino; cortes de peças do vestuário feminino; cálculo de metragem do tecido; preparo do tecido; disposição de moldes sobre o tecido; corte do tecido; características do tecido; modelos diversos; lubrificação da máquina de costura; fixação e enchimento de bobina; regulagem da máquina de costura; classificação de tecidos e linhas; aviamentos; alinhavo da peça; prova da peça; reajuste da peça; costura da peça; formas diversas de acabamento: zíper, casas, bainhas, tirar linhas; traçado básico de camisa; corte de camisa; traçado básico de calça; corte de calça.







quarta-feira, 20 de junho de 2012

JOAÍMA - POPULAÇÃO E ESTATÍSTICA - FIQUE POR DENTRO



Total da população   -   14.930  habitantes
     
Total de homens   -  7.489  
Total de mulheres   -  7.441                                        

Total da população   urbana  -  10.275
Total da população Rural   -   4.655



Fonte: ibge.gov.br

sábado, 9 de junho de 2012

COLEÇÃO INVERNO 2012 - DESFILE PROMOVIDO POR FAROL DA MODA E GRUPO DA MELHOR IDADE DE JOAÍMA

 
 
A temporada junina tem sido de grandes badalações na cidade de Joaíma não importando ser meio de semana ou o fim. Nesta sexta, 08 de junho  aconteceu no CEM – Centro Esportivo Municipal  magnífico desfile realizado pela Boutique Farol da Moda e convidados apresentando Coleção Inverno 2012  sob direção de Simone B. Lemos. Veja abaixo a  beleza das top models na passarela. Um evento marcado com muito requinte e glamour.  
Veja também o  vídeo produzido por Kátio Murta.

 



quarta-feira, 6 de junho de 2012

O POETA ZÉ MIRANDA DESCREVE COM CLAREZA O BLOG JOAÍMA COMO UM PORTAL QUE DESPERTA E FOMENTA O CONHECIMENTO DA NOSSA HISTÓRIA


Incrustada entre serras e montes do agreste do vale, repousa Joaíma. A princípio para quem chega, apenas mais uma cidade do interior das Minas Gerais, mas depois de observada e medida as devidas proporções, um celeiro de feminilidade digno do mais frondoso seara.
 
Legado do cacique “tixuaua” Johaima, o pequeno município enche a verve do mais sensível poeta se o quesito analisado for a serenidade da sua gente simples e hospitaleira, que faz das suas ruas e praças um verdadeiro cartão de visita aos olhos daqueles que se atrevem a nos visitar. Aqui o visitante é acolhido por entre as asas aconchegantes da mãe, que zelosa por seus filhos dá-lhe o peito até à exaustão ou até que o alimento o satisfaça plenamente.


 A criação desse pequeno espaço tem como finalidade essencial, mostrar a cidade e o seu universo de sonhos, lutas e labores de um povo, que ávido pela cultura faz uma miscelânea dos seus fazeres e afazeres, orientados unicamente pelo prazer da felicidade plena e na salutar intenção de fazer a poesia aqui vingar.
E estamos conversados...
Zé Miranda





sábado, 2 de junho de 2012

OS IPÊS SÃO NATIVOS NAS MATAS DE JOAÍMA E SÃO DESCRITOS PELO POETA EDUARDO SANTOS MAIA COMO ESPÉCIES DE GRANDE ALTURA, IMPONENTES E SOBERBOS.



 Podemos afirmar que Joaíma é uma bela cidade! E, desde os tempos de Vila, suas belezas já eram cantadas. A exemplo do poeta Eduardo Santos Maia, que publicou em 1936, vinte anos após a viagem que fez ao Vale do Jequitinhonha, o livro IMPRESSÕES DE VIAGEM DE BELMONTE A ARAÇUAÍ, onde registra com ricos detalhes, aspectos da vida de povoados e vilas.Assim, Maia descreve a pequena Joaíma: "(...) A vila era contornada por vasta campina salpicada por arvoredos de joá e bambú, figueiras bravas e ingazeiras com pontos de admiração, alterosos ipês, lenheiros e flexíveis, arrematados por leves copas dum amarelo gema de ovo (...)". Os ipês são nativos nas matas de Joaíma e são descritos pelo poeta como espécies de grande altura, imponentes e soberbos.

 fonte - JOAÍMA CONTA A SUA HISTÓRIA - Emirani Quaresma Marques                                                                           fotografias - Barcellar Chaves