sábado, 2 de junho de 2012

OS IPÊS SÃO NATIVOS NAS MATAS DE JOAÍMA E SÃO DESCRITOS PELO POETA EDUARDO SANTOS MAIA COMO ESPÉCIES DE GRANDE ALTURA, IMPONENTES E SOBERBOS.



 Podemos afirmar que Joaíma é uma bela cidade! E, desde os tempos de Vila, suas belezas já eram cantadas. A exemplo do poeta Eduardo Santos Maia, que publicou em 1936, vinte anos após a viagem que fez ao Vale do Jequitinhonha, o livro IMPRESSÕES DE VIAGEM DE BELMONTE A ARAÇUAÍ, onde registra com ricos detalhes, aspectos da vida de povoados e vilas.Assim, Maia descreve a pequena Joaíma: "(...) A vila era contornada por vasta campina salpicada por arvoredos de joá e bambú, figueiras bravas e ingazeiras com pontos de admiração, alterosos ipês, lenheiros e flexíveis, arrematados por leves copas dum amarelo gema de ovo (...)". Os ipês são nativos nas matas de Joaíma e são descritos pelo poeta como espécies de grande altura, imponentes e soberbos.

 fonte - JOAÍMA CONTA A SUA HISTÓRIA - Emirani Quaresma Marques                                                                           fotografias - Barcellar Chaves







Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: