sexta-feira, 30 de março de 2012

PROMOÇÃO SOCIAL - CURSO PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS COM APROVEITAMENTO DE ALIMENTOS


  Receitas incríveis e deliciosas  foram o resultado do curso de “Planejamento de Cardápios com Aproveitamento de Alimentos”. Os restos de alimentos que poderiam ser descartados viraram obra de arte na cozinha do CIARTE, onde tudo se aproveitou. Esse foi o trabalho desenvolvido pelo SENAR MINAS, em parceria com o CRAS e CIARTE. O curso, realizado entre os dias 26 e 30 de março,ministrado pela nutricionista Larissa Botelho, mostrou uma nova realidade na cozinha, para um público de 13 mulheres.
   
Entre os conteúdos trabalhados, destacam-se: higiene local, pessoal, utensílios e alimentos; principais nutrientes e suas fontes; grupos alimentares; resgate de hábitos e costume alimentar local; planejamento de dietas balanceadas; seleção e preparo de alimentos utilizando partes descartáveis  e preservação do  valor nutritivo. Os participantes puderam sentir o sabor de novos pratos que em casa podem significar economia.






segunda-feira, 19 de março de 2012

JOAÍMA BEM REPRESENTADA PELO GRUPO FOLCLÓRICO JOAÍMA NAS FESTIVIDADES DE SÃO JOSÉ EM FRONTEIRA DOS VALES


 
 “Nossos povos nutrem um carinho e especial devoção por José, esposo de Maria, homem justo, fiel e generoso que sabe se perder para se achar no mistério do Filho. São José, o silencioso mestre, fascina, atrai e ensina, não com palavras mas com o resplandecente testemunho de suas virtudes e de sua firme simplicidade”. (DA 274).

       Neste domingo (18/03), o Grupo Folclórico Joaíma Participou de mais uma celebração festiva em comemoração ao dia de São José na cidade de Fronteira dos Vales, MG. Após a celebração da Santa missa, O Grupo Folclórico Joaíma acompanhados por uma multidão de fiéis seguiram em caminhada para a busca do santo entoando músicas inerentes à ocasião para logo, em seguida levantar o mastro na Praça da Matriz.
        Assim disse Zé Miranda (Poeta e Componente do Grupo) em um dos seus desabafos:
      “Como é bom cantar em Fronteira!  Os conterrâneos do Gonzaga Medeiros são bastante receptivos e nos brindaram com aplausos e uma variedade muito grande de acepipes...ano que vem se, São José nos permitir estaremos lá outra vez...e viva São José...e viva Santos Reis ! São José, nosso povo te venera e te quer bem.  são José, são José. Oh! Querido padroeiro nosso. Amém!”