quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O DISTRITO DE GIRU


O ano de 1899 foi marcado por grande seca que, novamente, assolou todo o sertão nordestino. Muitos moradores da região, fugindo das agruras da longa estiagem, vieram aportar nas terras de Joaíma. E nessa leva de retirantes afixou-se ali um rico fazendeiro e agricultor, chegado de Curral de Dentro, Estado da Bahia, de nome Antônio Alexandrino Ribeiro, sua esposa D. Florinda, Seus dezesseis filhos e mais alguns agregados.
Era possuidor de muito gado e dinheiro. Uma grande fortuna! Adquiriu muitos alqueirões de terra na região onde mais tarde surgiria o Giru e pôs-se a cuidar da lavoura e a criar gado.

Em 1905, o Sr. João Amaro, casado com D. Augustinha, ambos já idosos e sem filhos, viviam em uma propriedade rural, denominada Fazenda Muquém, mais tarde, mudando-se para uma pequena posse comprada de Minervino dos Santos e, ali, construíram sua nova residência. Outras habitações foram surgindo por ali, como por exemplo, a de José Antônio dos Santos, chamado de José Crissiuma que ergueu a segunda casa. Manoel Ferreira das Neves, passado certo tempo, construiu a terceira casa; enquanto a quarta e a quinta foram levantadas por Josias Souto e Juvêncio Ferreira das Neves, respectivamente. Nascia ali o povoado de Giru.
Em torno desse pequeno agrupamento, foram chegando outros moradores como Alexandre Gonçalves, Rufino Pereira de Sena, Maria Senhora de Oliveira Porto, Josina Pereira de Souza e Rogério Farias.
No ano de 1912, Leolino de Souza Ferreira, filho de Cypriano, juntamente com Manuel Fereira das Neves compraram um pequeno terreno de Minervino e doaram ao povoado de Giru, ampliando seu perímetro urbano.


Atualmente, o Giru é dotado de toda infra-estrutura urbana, capaz de assegurar conforto e segurança aos seus moradores.

Barcellar Chaves Fotografia












8 comentários:

  1. Curti muito seu site,sou Belohorizontino de naturalização mais sou giruense de coração, tenho varios parentes nesse lugar onde se praticamente fala uma grande parte da minha vida e da minha família tambem eo lar da minha querida avó dona Alvina uma das moradoras mais simpaticas e bondosas do Giru.
    Giru é um lugar calmo de pessoas mostestas , humildes, simpaticas e receptivas, um lugar otimo de se conhecer, sempre que tenho oportunidade eu vou direto para lá pois sei que serei bem vindo a tal lugar tao bom, lugar de paisagen bonitas e de cachoeiras que mostra realmente as maravilhas do nosso Deus na nossa natureza, lugar muito bom.
    Saudades Giru guardo cada momento de lá.
    Momentos inesquecíveis.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Você sabe a origem da palavra Giru?
    Ha em Giru alguns índios. Você sabe de que tribo são?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog. Você sabe a origem da palavra Giru?
    Ha em Giru alguns índios. Você sabe de que tribo são?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome originário de uma ave (papagaio). No Giru não houve e nem há existência indígena.

      Excluir
  4. Giru tem pessoas decendentes de idigenas

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: