quinta-feira, 16 de junho de 2011

As celebrações do mês de Junho são as festas mais tradicionais e populares do Norte e Nordeste Brasileiro e Joaíma também traz esta tradição.



Antigamente, as festas juninas eram comemoradas pelas famílias, principalmente, de maneira tradicional, na véspera dos dias 13 (Santo Antonio), 24 (São João), e 29 (São Pedro). Geralmente, reuniam-se com amigos nas fazendas ou nas portas das casas, ao redor de uma fogueira, onde passavam a noite conversando e comendo quitutes como assados (leitoa, peru, carneiro), biscoitos de goma, broas, canjica e paçoca, batata assada na brasa da fogueira, quentões, caldos e outros... Quase sempre havia um sanfoneiro que retirava melodias tradicionais do seu instrumento. Os meninos completavam a festa espocando traques, biribas e bombinhas. Já as meninas divertiam-se saltando a fogueira e tornando-se comadres.
 Nos dias de hoje a tradição deu-se continuidade com as quadrilhas de ruas.Lá tem fogueira, caldo de pinto, paçoca e quentão, sem contar o grande arrasta pé. É importante citar que os festejos juninos em Joaíma não ficaram restritos às quadrilhas de ruas, apenas. As escolas Estaduais e Municipais também fazem parte do calendário festivo.

Abaixo: Festa Junina realizada no Abelhinha I.
Parabenizo a Ilma. Diretora Mirna castro por mais esta belíssima realização.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: