domingo, 10 de julho de 2011

Uma paixão que cada brasileiro traz no peito desde sua infância, o futebol. Introduzido, oficialmente, em Joaíma, por volta do ano de 1930, por Licínio de Castro.


Vindo de Guaranilândia – Jequitinhonha, onde nasceu em 10 de Dezembro de 1911, tinha como profissão o ofício de farmacêutico prático, tendo, mais tarde, cursado a faculdade. Montou na praça da igreja, a Farmácia Galeno revelando habilidades para o trabalho.Teve como auxiliares no serviço de farmácia os jovens Domingos Ornelas, Belisário, Ramiro e Artur Alves Murta.

Era um homem voltado para vários interesses sociais, além de fundar e manter a Banda de Música local, fez parte da 1ª Câmara de Vereadores e dedicou-se com afinco ao futebol. Conseguiu o terreno público onde construiu o 1º campo de futebol de Joaíma, na Praça Dr. Olinto Martins, exatamente no local onde, mais tarde, foi construído  o mercado Municipal, hoje  no local é a atual Prefeitura. Criou  o time e dotou-o, às suas expensas, de uniformes, redes e bolas, treinando e orientando os atletas.

Posteriormente, com a necessidade de expansão da área urbana de Joaíma, o campo foi transferido para o local que ficou conhecido como Campo Velho; hoje, Cambalacho, nome inspirado na novela do mesmo nome, levada ao ar pela Rede Globo de Televisão.

Licínio de Castro deixou Joaíma no ano de 1958, se transferindo para Teófilo Otoni, deixando cerca de 300 afilhados de batismo e de casamento, tão alto era o seu prestígio e aprovação entre o povo deste lugar.

 Fonte - EMIRANI QUARESMA MARQUES - "JOAÍMA CONTA A SUA HISTÓRIA

Fotos abaixo:  Licínio de Castro e seu conjunto musical "Tiradentes" em 15 de junho de 1934 e, fotografia histórica de Licínio e seu time, com faixa de campeão.


Um comentário:

  1. NÃO CONHEÇO A CIDADE PESSOALMENTE MAS UM HOMEM NASCIDO E CRIADO AI NESSA PEQUENA CIDADE ACOLHEDORA JA ME FALOU MUITO DAI QUE FIQUEI QUERENDO CONHECER, MAS COMO AGORA NOS DOIS NÃO NOS FALAMOS MAIS VAI SER DIFICIL POIS ERAMOS MUITO AMIGOS SO NOS CONHECIAMOS POR TELEFONE NUNCA NOS VIMOS MAS ERA MARAVILHOSO CONVERSA COM ELE TÃO MARAVILHOSO QUE ACABEI ME APAIXONANDO POR ELE E ANTES QUE ISSO PIORAÇE EU RESOLVIR SUMIR, MUDEI DE NUMERO DE TUDO MAS CONTINUO AMANDO ELE MUITO MAS O DESTINO QUE DIRA SE É PARA NOS FICARMOS JUNTOS UM DIA IREMOS NOS ENCONTRAR E QUERO QUE SEJA EM JOAÍMA . SAULO TUDO DE MELHOR QUE EXISTE NO MUNDO PARA VOCÊ E TODA SUA FAMÍLIA.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: