domingo, 31 de julho de 2011

AS CAVALGADAS - TRADICIONAL MODALIDADE ESPORTIVA AGROPECUÁRIA


Sempre existiu, em Joaíma, a tradição das cavalgadas e das corridas de cavalo, perfeitamente explicáveis dada à sua vocação agropecuária. O trabalho do pastoreio e dos condutores de gado sempre exigiu exímios cavaleiros, boas montarias e animais fortes e velozes. Dessa feita, nos folguedos e nas festas, ainda hoje, são freqüentes essas demonstrações que atraem muitos participantes e simpatizantes.

Há de se destacar, ainda, no período da vila, animadas corridas de cavalo que, partindo da fazenda Transval  hoje, Rua Teopompo de Almeida, no cemitério, finalizando nos  Quartéis, na Travessa Antônio Serafim, num percurso de mil metros, aproximadamente.
O pecuarista e comerciante Teopompo de Almeida apoiava, logística  e  financeiramente, essa eoutras modalidades de lazer popular.
Ao final do evento, fazia distribuir comida e bebida para os participantes e para o povo em geral.
Posteriormente, mantendo a tradição, os irmãos João e Amilcar Miranda: os irmãos Batista, filhos de Queroba e os irmãos Romeu e Ildeu Moreira, promoveram novas edições dessa modalidade de esporte. As cavalgadas reuniam grandes grupos de cavaleiros e amazonas conduzindo belos exemplares de animais das raças campolina  e manga larga, ricamente arreados.

Os prefeitos  Márcio Kangussu, Roberto Grapiúna  e o atual prefeito Flávio Botelho Leal, em suas respectivas gestões se tornaram adeptos e incentivadores da tradicional modalidade agropecuária.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: