O evento consistia em uma recepção festiva aos joaimenses, que vinham passar as festas de fim de ano com a família, com direito a café da manhã, almoço, bebida farta e música ao vivo, envolvendo em média, 1000 participantes. no início, as famílias tradicionais colaboravam com o café da manhã, e o restante dos custos era coberto pela venda de camisas que funcionavam como ingresso para o evento.
As quatro primeiras versões ocorreram entre 1990 e 1993, realizadas no Ginásio poliesportivo municipal (CEM), durante o dia, obtendo grande sucesso junto aos participantes. Já o V Joaimense Ausente, embora realizado no CEM, teve o horário transferido para a noite. O sucesso não foi o esperado: a comida servida, leitoa ao molho pardo, não foi bem aceita, ocorreram constantes quedas de energia atrapalhando o bom desempenho da festa fazendo com que o público deixasse o local mais cedo. Por ser uma festa de caráter familiar, o horário noturno impediu que crianças e idosos aproveitassem até mais tarde. Depois disso, o Joaimense Ausente só voltaria a ser realizado em 1998, mesmo ano em que teve início o ciclo dos grandes shows de Axé Music no Terminal Rodoviário.Apesar do bom nível de organização, o VI Joaimense Ausente não causou o mesmo furor das edições anteriores. O público estava empolgado com as "novidades baianas".
O ano de 1999 marcou a sua 7ª e ùltima edição, sendo relizada no Terminal Rodoviário com um grande "festival de chope" e muita música baiana.
Era comum, durante os encontros de joaimenses Ausentes, a administração municipal prestar homenagem aos conterrâneos mais ilustres a exemplo do que ocorreu em 1998, com a entrega da medalha do Cinquentenário.
Aguardamos anciosos a próxima edição que acontecerá em 26 de dezembro deste ano, quando Joaíma receberá e abraçará seus filhos.
Participe! Vamos pintar nossa aldeia!
TO COMSAUDADE D MINHA CIDADE
ResponderExcluir