terça-feira, 15 de novembro de 2011

JOAÍMA - 100 ANOS DE HISTÓRIA - 1911/2011 - ARRAIAL DO QUARTEL DE ÁGUA BRANCA É ELEVADO À CATEGORIA DE DISTRITO E RECEBE A DENOMINAÇÃO DE DISTRITO DE PAZ DE BONFIM DE JOAÍMA.



Em 1911, um século após a instalação da Sétima Divisão Militar, o Distrito de São Miguel do Jequitinhonha conquista sua emancipação política, enquanto o arraial do Quartel de Água Branca é elevado à categoria de Distrito pela Lei Estadual 555, art. 2, número 14, de 30 de Agosto de 1911. Recebe a denominação de Distrito de Paz de BONFIM DE JOAÍMA, subordinado a partir de então, ao recém criado município de São Miguel do Jequitinhonha.

“(...) Para os festejos chegaram as pessoas mais ilustres de São Miguel. A pedido dos moradores,  Frei  Samuel  Tetteroo, deu boas vindas às autoridades e aos visitantes e celebrou missa comemorativa, além de uma passeata festiva com banda de música até o local da cerimônia onde se realizariam os atos oficiais da instalação do Distrito (...)”     Relato feito por Frei Samuel Tetteroo

Para a solenidade  de instalação do Distrito,chegaram integrantes do município de São Miguel: o vereador Coronel Clemente Franco; Liolino de Souza Ferreira, filho de Cypriano: Jacinto Alves Portugal, que nessa oportunidade tomou posse como 1º Juiz de Paz.

Fonte: Emirani Quaresma Marques - "JOAÍMA CONTA A SUA HISTÓRIA" 








2 comentários:

  1. "PROVEITOSO CONHECER A NOSSA HISTÓRIA, MAIOR AINDA O PRAZER DE FAZER PARTE DELA."

    ResponderExcluir
  2. morei em joaíma,aproximadante,uns 5 meseconheci pessoas maravilhosas,a silvia ,pastor ilmar,amo todos eliis,sinto muitas saudades daí,minha estudou na esclinha abelhinha,as professoras eram tia val´ria e a tia cassia ,lindas....bjs a tds dessa cidade tão acolhedora....

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: